Uma IA ainda irá trabalhar para você.

Imagina uma pilha de trabalho para fazer. Agora apenas dê um comando e todo esse trabalho ficará pronto em poucos minutos, ou mesmo segundos! Isso não é mais cena de filme de ficção científica, já é possível fazer isso com apenas um software. Uma empresa americana afirma ter criado um programa capaz de escrever artigos para você.

Os softwares de inteligência artificial não são novidades no mercado tecnológico, mas a cada dia são aperfeiçoados com funções inovadoras. O “Manuscript Writer”, recém-lançado pela empresa sciNote, usa inteligência artificial para elaborar documentos. A ferramenta simplifica o processo de preparação de artigos científicos, gerando um rascunho a partir dos dados armazenados pelo usuário, pela busca de palavras-chave relevantes e referências de acesso aberto. A produção de um artigo, que antes levava meses de pesquisa e leitura, pode ser reduzida significantemente. Um importante avanço para comunidade científica. Entretanto, ainda é preciso que o texto seja revisado, pois a IA não é capaz de perceber incoerências, entender e escrever como o ser humano, estando sujeito ao plágio.

Essa novidade, além de transformar o processo de escrita, pode gerar tanto aumento do plágio e fabricação de dados, quanto ajudar a descobri-los. A principal desvantagem desse programa, caso seja implementado em grande escala, é a perda do incentivo dos jovens a ingressarem na carreira científica, afinal de contas a produção de conhecimento através da pesquisa extensiva apesar de simplificada de forma ampla, pode levar os jovens a se desinteressar pela leitura e estudos necessários para a inovação científica.

A sciNote LLC está agora convidando a comunidade a testar o Manuscript Writer e,  através dos feedbacks, otimizar a capacidade da sua IA, da experiência geral do usuário e assim trabalhar no aperfeiçoamento do software. A previsão é que surjam outras ferramentas desse tipo nos próximos anos. Inclusive, enquanto você lê esse artigo, uma máquina pode estar aprendendo a fazer o seu trabalho. Fique ligado. 😉

Fontes:
Times Higher Education: https://www.timeshighereducation.com/news/rise-research-bots-ai-software-writes-your-papers-you
Technology Networks: https://www.technologynetworks.com/informatics/news/scinote-eln-will-incorporate-artificial-intelligence-293993