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O IGTV como indicador do futuro do marketing digital


O IGTV, plataforma de vídeos do Instagram, foi lançado em junho de 2018 e, desde então, vem traçando um caminho que aponta a produção audiovisual como uma das possibilidades mais promissoras do marketing digital. De um ano para cá houve sucessivos esforços por parte da empresa para que sua nova funcionalidade se nivelasse à mais bem-sucedida plataforma de vídeos atual, o Youtube.

O consumo crescente de vídeos nos últimos anos evidencia que este tipo de conteúdo é uma tendência contemporânea. Os fatos indicam que, nos próximos anos, a produção audiovisual será uma das grandes forças a serem incluídas em estratégias de Marketing de Atração. A razão para tal é que vídeos são conteúdos dinâmicos que podem gerar empatia através da emoção e que, portanto, podem proporcionar experiências interessantes para o usuário. Além disso, possuem um alto poder de imersão – eles proporcionam ao usuário um sentimento de que o mesmo está interagindo com a empresa que se comunica com ele, aumentando as chances de transformá-lo num consumidor assíduo do conteúdo criado pela empresa ou até mesmo num cliente.

Quais são os planos do Instagram?

As decisões recentes do Instagram em desenvolver uma plataforma de vídeo estão intimamente relacionadas ao potencial comunicativo e de gerar receita que conteúdos audiovisuais têm adquirido nos últimos anos. Quando lançado, o InstagramTV permitia apenas a exibição de vídeos na vertical, aos moldes dos precedentes stories, e as expectativas eram de que os usuários da plataforma prontamente se rendessem à novidade. Os resultados, longe do esperado, levaram às últimas decisões da empresa, anunciadas em junho passado: agora, os usuários poderão postar vídeos na horizontal no seu IGTV. Dessa maneira, o Instagram se aproxima cada vez mais do modo de funcionamento do seu maior concorrente no ponto em questão, o Youtube, e indica que, nos próximos anos, investimento em plataformas audiovisuais será uma tendência no campo da produção de conteúdo digital.

 Para quais empresas os vídeos são bons?

O sucesso e a usabilidade do InstagramTV ao longo de sua vida de pouco mais de um ano ainda são questionáveis. No entanto, não se pode negar que o Instagram e seus esforços dedicados a essa nova funcionalidade sugerem que a produção audiovisual é um dos futuros mais potentes do marketing digital para que as empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, gerem engajamento do público, identificação deste com sua marca e, no melhor dos cenários, captação de novos clientes.

 

Por: Rafael Pereira Lima.

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